sábado, 15 de outubro de 2011

All Star: O símbolo da juventude

            Clássico e ao mesmo tempo contemporâneo, é assim que defino esse tênis. O All Star é um clássico que está presente no mundo da moda a 9 gerações (eu costumo definir as gerações pela década em que cada pessoa nasceu), ele foi criado em 1917, tem 94 anos, mas com cara de 15.
            Bastante popular entre o público adolescente e jovens adulto, o All Star pode não ter luzes e design futurísticos, ele é simples, mas mesmo assim é moderno e costuma passar um ar de “descolado” para quem o usa, esse é o motivo para ele passar de geração para geração. Não, é mentira! O verdadeiro motivo para esse tênis ser passado de geração para geração é a questão do mesmo está sempre associado a bandas de rock e atletas.
-A História:
            Produzido em 1917 como tentativa de padronizar os sapatos para o basquete, eles não eram populares até o jogador Chuck Taylor adotá-los como seu sapato preferido para o esporte, logo se tornou um dos sapatos mais populares.
            Com o passar do tempo, os consumidores exigiram mais variedades - especialmente para combinar com os uniformes da equipe – e foram produzidos cadarços pretos e brancos. Posteriormente, novas cores e estilos tornaram-se disponíveis.
            Os tênis são fabricados pela empresa Converse que é de propriedade da Nike. Já foram vendidos até hoje mais de 800 milhões de All Stars em todo o mundo, sendo 30.000 por semana.
-All Star e o Rock:
*Na década de 1950, o sapato havia se tornado popular entre muitos fãs de rockabilly.
*Os fãs de punk rock adotaram o tênis como uma tendência de moda até o fim da década de 1970.
*Se tornou novamente popular a partir da década de 1990, principalmente entre os fãs da banda punk-grunge Nirvana, devido ao fato do seu vocalista, Kurt Cobain, ter usado All Stars por muitos anos antes da década de 1990.
*Recentemente,na década de 2000, as bandas de rock emo e seus seguidores adotaram os tênis como uma de suas características.
-All Star e Eu:
            Meu primeiro All Star foi comprado em 2004 pelos meus pais para me ir à escola. Logo o tênis que era apenas para me ir a escola passou a ser o meu tênis principal porque eu queria ir para todos os lugares com ele, não queria tirá-lo. Na época eu tinha 14 anos, começando na adolescência e eu não sabia sobre aqueles Tênis, ele não era tão popular pelo meu ponto de vista. Quanto mais desgastado ele ficou, mais eu gostava. Mesmo apresentando furos e rasgões eu não sentia vergonha de usá-lo e só o deixei quando o solado caiu. L
            Vi ele se tornando popular entre as pessoas da minha escola e do meu bairro em 2007 e tendo seu auge em 2008 por causa das bandas de emo, tipo NX Zero. Eu não comprei um...
            Mas recentemente eu comprei um hehe. Comprei um clássico, preto, porque clássico é clássico e me lembra do meu primeiro. Já estou começando a usá-lo frequentemente, será que voltarei com a paixão fulminante por um único tênis como em 2004? Bom, eu não sei. Só sei que cada vez mais que uso e mais velho fica, mais eu gosto.
(Obs.: Minha mãe chama meu All Star de Conga, morro de rir.)
-Deixo vocês com imagens de como usar um All Star para se inspirarem:





2 comentários:

Natalia Marcovaldi disse...

Não uso outro tênis, só all star. É um vício. É estiloso, simples e não sai de moda!
http://viagensdaadolescencia.wordpress.com/

Patrícia disse...

Tenho 17 anos e uso All Star desde os 4 anos. Simplesmente amo e não consigo usar outra marca!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...