quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os editores de fotos

            Algumas pessoas têm certo preconceito com os editores de fotos, mais especificamente com o Photoshop, o melhor da categoria. Pessoas que geralmente criticam esses programas são aquelas que não sabem nem colocar um efeito básico em uma foto, ou às vezes não sabem nem abrir uma foto no programa, e o mais engraçado é que elas sabem olhar torto para quem os usa.
            Podemos fazer de tudo com os editores de fotos, desde simples efeitos, a grandes montagens. Porém, as pessoas por muitas vezes acabam exagerando, fazendo montagens absurdas, ou criando efeitos surreais. Por causa disso foi criada a palavra “photoshopado” para esses tipos de fotos, e logo esse termo passou a ser usado não só para aquelas imagens bizarras, mas para todas as outras, mesmo que elas fiquem... normais.
Exemplo de edições photoshopadas:


(E o desnível do mar?)

Não sou a favor de fotos photoshopadas com seus resultados bizarros como seus efeitos surreais, emagrecer em uma foto, ou qualquer outra montagem fail. Porém sou a favor dos editores para colocar leves, ou pesados, efeitos que casem com a foto a ser editada, consertar pequenos defeitos que tenha saído na foto, e sou fã de montagens que tenha como objetivo o humor.
Eu uso sim os editores de fotos para colocar efeitos ou melhorar as mesmas, já que as fotos que se tira com câmeras de passeio (ou celulares) não saem tão perfeitas quanto à de uma câmera profissional, então uso os editores para avivar e dá aquele “tchan” na imagem. Atualmente tenho 4 editores de fotos instalados no meu PC, que vão dos mais simples e básico, até os profissionais (que ainda não sei mexer em todas as funções ¬¬). O que eu mais gosto é o Photoshop e o PhotoScape, porém gosto mais do 1º porque seus efeitos são bem realísticos, o único problema é que ele é pago e bem caro. Mas vocês podem baixar o PhotoScape que também é ótimo para efeitos e é grátis.
Exemplos de efeitos bacanas:



-Então resumindo:
*Nunca exagere nos efeitos.
*Sempre use um efeito que case com a foto, não tem coisa mais DESELEGANTE que uma foto com um efeito que não combina.
*Você pode usar um efeito pesado em uma foto, é como no exemplo acima, desde que a imagem case com o efeito.
*Montagens mal feitas é fail.
*Montagens de pretensões humorísticas é legal e não importa se é bem feita ou mal feita, o que importa é a piada que a imagem passa.
*Sabe aquela foto linda que você tirou durante uma viajem em um ponto turístico, mas que no fundo tem um troll e você só veio perceber quando voltou para casa? Então, eu sou a favor de tirá-lo no Photoshop, e fica até ELEGANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...