quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cuidados diários com a pele do rosto


            Só lavar o rosto com o sabonete do corpo na hora do banho, ou jogar um pouco de água ao acorda não basta, aliás, essas práticas devem ser abolidas.
            A pele do nosso rosto é a que mais sofre agressão externa (sol forte, frio intenso, ar poluído e etc.) durante o dia. Essas mesmas agressões externas é quem irá deixar sua pele suja (embora você não veja), irá deixar sua pele pesada, cansada, opaca e sem vida, sem contar que quem tem uma pele oleosa + sujeira acumulada resulta em muitas e muitas ACNES.
            A pele masculina é diferente da feminina, ela é mais oleosa e espessa. São divididas em três tipos: Pele Seca, Pele Normal, Pele Mista e Oleosa. Se você não conhece seu tipo de pele, sugiro que prestem atenção ao longo do dia, ou então peça ajuda a alguém.
Independente se você é bonito ou feio, temos que cuidar da nossa pele do rosto, afinal como muitas pessoas dizem por aí: O rosto é nosso cartão postal.

→Devemos sempre fazer a limpeza duas vezes ao dia, ao acordar e na hora de dormir.

Ao acordar:
1 – O primeiro passo é lavar o rosto com um sabonete. Não, não é aquele sabonete que você toma banho, é um sabonete especifico pro rosto, encontrados em lojas de perfumaria e drogarias, mas lembre-se de olhar se é compatível com a sua pele (seca, normal, mista e oleosa, lembra?)
Lave o rosto com o sabonete e massageie suavemente durante 1 minuto para as propriedades de os sabonetes serem absorvidas pela pele.
Em seguida enxague o rosto com bastante água e enxugue o mesmo com uma toalha de “rosto”, (nada de toalha de banho), e em leves pressões, nada de esfregar com a toalha.
2 – Se a sua pele for muito oleosa vai pedir por um tônico facial. Nesse caso, como minha pele também é oleosa, eu não recomendo o uso do tônico agora, recomendo o uso de lenços Anti-Oleosidade ao longo do dia.
Os lenços irão absorver a oleosidade da pele. Toda vez que você se olhar no espelho e vê seu rosto brilhando demais, é sinal de que está na hora de passar.
Nunca esfregue o lenço no rosto, passe com leveza.
Na minha pele mesmo eu só preciso usar um por dia, que é no período da tarde, quando o clima sobe e acabo suando mais.
Então só pra deixar claro: O lenço não será usado agora, será usado ao longo do dia, quando você sentir sua pele oleosa demais.
3 – Passe um bom protetor. Além da proteção contra o câncer de pele, ele irá te prevenir de manchas (principalmente as de acnes), do envelhecimento precoce e do surgimento de rugas que são fortemente influenciadas pela exposição solar que cada um se submete.
Prefira protetores Oil-Free (Livre de óleo), já que a pele masculina é mais oleosa que a feminina, como eu já disse lá em cima.
Reaplique o produto de 3 em 3 horas, e nunca reaplique um produto por cima do outro. Use um lenço umedecido ou até um lenço Anti-Oleosidade, porque sua pele estará um pouco oleosa e suja, e para não ficar uma ‘meleca’ sebosa no rosto, indico usar um desses lenços antes do reaplique.
Lembre-se: Só saia ao sol depois de pelo menos 15 minutos de aplicar o protetor.

Antes de dormir:
1 – Lave o rosto como foi dito acima.
2 – Use um tônico facial. Sim, esse é o momento de usar.
O Tônico facial penetra profundamente na pele, removendo todas as impurezas e excesso de oleosidade.
Use com o auxilio de um pedaço de algodão, umedecendo o mesmo e aplicando no rosto. Ao término, você notará que o algodão ficará bem sujinho, pois ele removeu todas as impurezas que sua pele absorveu durante o dia e que o sabonete não foi suficiente para remover. Por isso que eu o indico para usar no fim do dia.
3 – Dependendo da sua pele, ela irá precisar de um hidratante. Se sua pele for seca ou normal, você irá usar um creme hidratante durante a noite.
O creme hidratante irá tirar o ressecado da sua pele, irá te prevenir contra o envelhecimento precoce, diminuirá o aparecimento de rugas e dependendo das propriedades e vitaminas do hidratante escolhido, sua pele ficará revitalizada na manhã seguinte.
O hidratante e o protetor têm algumas utilidades iguais. Porém, o creme hidratante hidrata melhor que o protetor, mas que deve ser usado durante a noite, pois durante o dia é indispensável o uso do protetor.
Para quem tem pele oleosa/mista não deve usar o hidratante porque a oleosidade funciona como um hidratante natural. Mas nunca deixe a pele ficar muito oleosa, pois acarretará o aparecimento de acnes. Faça sempre a limpeza indicada acima e use lenços anti-oleosidade ao longo do dia.

Feito essas 3 etapas (2 para quem tem pele oleosa) durante a noite, espere pelo menos 30 minutos antes de dormir, para poder a pele absorver o creme hidratante e não sair quando deitar de cara no travesseiro.

→Dica extra: Uma vez por semana, esfolie a pele. A esfoliação irá fazer uma renovação na sua pele, tirando as células mortas. Depois farei, um post sobre como fazer uma esfoliação correta.

Dúvidas? Deixa nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...