sábado, 16 de fevereiro de 2013

Programas de Edições Fotográficas


            Eles são a “cara metade” para a fotografia digital e 90% dos computadores residenciais possui algum instalado. Os Programas de Edições Fotográficas ou Editores de fotos são essenciais para quem tira foto com câmeras digitais ou faz manipulações com imagens. Eles irão tratar a fotografia como clarear ou escurecer, colocar ou tirar cor, colocar algum efeito legal na foto, e, até mesmo, remover aquele “intruso” que saiu na foto do lugar perfeito e estragou tudo.
            Nesse post vou mostrar quais são os Programas de Edições Fotográficas conhecidos e no fim do post irei dizer qual estou usando. Vamos lá:

→Photoshop: Famoso, popular e caro. Todos conhecem o Photoshop, até mesmo quem não sabe o que são editores de fotos, conhece o termo. Ele é excelente e tanto faz edições fotográficas quanto edições em vídeo. Ele também é um pouco complicado para mexer, por isso ele é mais comum para profissionais e pessoas que tenha muito tempo para perder aprendendo todas as ferramentas do mesmo (e olha que são muitas). O Photoshop é pago e é muito (muito) caro, mas você pode fazer o download e testar durante um período de graça. O programa também é bem pesado, portanto você tem que ter uma maquina muito boa para rodá-lo. Você pode fazer o download aqui.
→GIMP: O GIMP é o melhor e mais profissional programa de edição de imagem gratuito que existe. O programa está no mesmo nível do Photoshop, mas não chega a ser melhor. Para quem não tem dinheiro para comprar o Photoshop, poderá usar o GIMP como substituto, pois ele cumpre o seu papel, tanto para edições simples, quanto para grandiosas manipulações. O bom do GIMP é que ele não é tão pesado, fazendo o computador (não potente) não travar. Você pode fazer o download aqui.
→PhotoScape: Simplesinho, mas excelente. Com o PhotoScape você não irá fazer grandes manipulações que os softwares profissionais fazem, mas ele dá conta de simples edições nas suas fotos, ou colocar alguns efeitos nas mesmas e até mesmo fazer gifs. Ele também contém algumas funções que já vem pré-programadas facilitando seu trabalho. O programa é o editor de imagem mais baixado do Baixaki e facilmente se encontra no top 10 de programas. Você poderá fazer o download aqui.
→PhotoFiltre: Ele é conhecido e aposto que você já deve ter ouvido falar nele. Tem duas opções: a gratuita, que é simples e com as ferramentas básica, e a paga, que contém ferramentas mais profissionais. Ambos são indicados para quem trabalha aplicando filtros e efeitos nas imagens. Você poderá fazer o download aqui (para versão grátis), e aqui (para versão paga).
→Paint.NET: Ele está na mesma categoria do PhotoScape, porém não tão vantajoso quanto o primeiro. Ele é bom para quem gosta de fazer efeitos, banners simples, texturas e outras coisas simples. Você poderá fazer o download aqui.
→Picasa: Conhecido por gerenciar suas imagens do computador, o Picasa também é um simples editor, onde podemos colocar pequenos efeitos (adoro o botão “estou com sorte”), ou podemos cortar/copiar/colar. Você poderá fazer o download aqui.

            Cada software de edição de imagem citado tem sua particularidade, porém todos realizam o principal objetivo. Eu uso o Photoshop e o PhotoScape. Porém como minha relação com os programas de edições é simples, acabo usando mais o PhotoScape no dia-a-dia e o Photoshop para fazer grandes manipulações. Também não posso esquecer-me do GIMP, já que estou usando/testando ele de vez em quando (quando tenho tempo para gastar nele), e estou adorando, podendo substituir futuramente o Photoshop no meu computador. 

2 comentários:

Miho Yuno disse...

Oi !!
EU uso Picasa para editar as fotos acho mais facil, e para colocar efeitos e cortes eu uso Photoshop Cs5 , e Photo Scap para gif :D adoreii aqui certeza voltarei pra ver mais dicas ^^

Kissu

www.himekawaii.com

Ednaldo Souza disse...

Que bom que gostou Miho Yuno. :D

Esperarei lhe Vê de novo por aqui, e se tiver qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

Abraços.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...