segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dicas básicas de fotografia


            O modo como se fotografa uma paisagem/objeto/pessoa vai depender de cada fotografo. Cada um tem um modo diferente de fotografar algo, mas é claro que tem algumas técnicas que podem ser copiadas, porém cada um vai descobrindo aos poucos o seu próprio jeito de fotografar.
            É claro que quem é iniciante vai correr em busca de dicas e mais dicas para aprimorar suas técnicas de fotografar. Nesse post trago algumas dicas para você, que está iniciando, fotografar melhor e até mesmo através delas possa descobrir o seu próprio jeito de fotografar. Vamos lá?:

1 – Conheça sua câmera: Pode parecer clichê e até mesmo idiota pegar o manual da câmera e ler. Porém para você explorar todos os lados da fotografia, tem que saber de todos os recursos da sua câmera. Aprendendo todas as funcionalidades da sua câmera, é hora de colocá-las em pratica treinando.
2 – Iluminação: Tenha em mente que a melhor luz é a natural, a do sol. Então fotografe em locais que te dê essa iluminação. Locais que não tenha, ou tenha pouca luz natural, irá deixar a foto bem mais escura.  Mas atenção: a luz do sol pode ser uma vilã dependendo da hora que se queira fotografar. Os melhores horários são de 5:30 as 10:00 e das16:00 as 18:00.
3 – Não confie no visor digital: Eles são falsos e mentirosos. Os visores digitais irão mostrar uma foto perfeita, mas na verdade eles aumentam a nitidez. Prefira tirar fotos utilizando o visor analógico e aprenda a controlar a luminosidade de acordo com o ambiente em que está.
4 – Cuidado com o flash: O flash é um dos vilões da fotografia, ele pode deixar sua foto linda, ou simplesmente deixa-la horrível. Então a dica (que não é dica) que dou é “saiba usá-lo. Caso não saiba, não use”. (Em breve farei um post sobre o uso do flash).
5 – Olhe cada ângulo: Conheça o objeto a ser fotografado. Conheça cada ângulo do local e veja qual fica melhor. Não tenha medo de aproximar e nem de cortar. Ouse e descubra novos ângulos de retratar.
6 – Contato visual: Mantenha a câmera na altura dos olhos. Peça para as pessoas que você for fotografar olharem os seus olhos. Se você for fotografar crianças, é bom estar bem alongado porque irá ajoelhar-se, senta-se, atirar-se ao chão, e o que for necessário para ficar a altura delas.
7 – Não tente ser especialista: Lembre-se que você está no inicio e que está aprendendo. Aprenda, experimente, e com o tempo você estará prático em várias coisas e quem sabe no futuro você será um especialista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...